domingo, 10 de janeiro de 2010

Lhasa Sela



2010 nasceu mais pobre, sem a voz de Lhasa Sela. Faleceu a 1 de Janeiro, vítima de cancro da mama.

Filha de um escritor mexicano e de uma fotógrafa e antiga actriz americana, Lhasa de Sela nasceu nos Estados Unidos. Durante a adolescência percorreu o seu país de costa a costa e viveu no México.

Aos 25 anos, com residência fixa em Montreal, Canadá, editou um dos mais belos e melancólicos álbuns deste ano. "La Lhorona", figura mítica dos Astecas seduz os homens aos primeiros acordes de uma canção triste, para os beijar e transformar em pedra. Um enredo que dá o mote à música triste, intensa e dramática que Lhasa e Yves Desriosiers arquitectam.

Em 2003, lançou “The Living Road” e, no ano passado, o homónimo “Lhasa”.

Falando sobre si diz: "Eu nunca quis ser uma estrela pop. Queria fazer música do fundo do meu coração. A carreira artística é importante, mas para mim a minha vida tem ainda mais valor. Quero ser verdadeira para comigo. Senão sou apenas uma operária da música."

A obra musical de Lhasa mescla tradição mexicana, klezmer e rock. É cantada em três idiomas: espanhol, francês e inglês.






1 comentário:

  1. Vi-a ao vivo, conhecia. era de uma calma penetrante, de uma beleza serena e tímida. as palavras saiam-lhe com uma ternura e simplicidade que enfeitavam qualquer um. Pelos vistos até quem manda lá do outro lado. Boa viagem Llasa

    ResponderEliminar