quinta-feira, 14 de maio de 2009

SENTIDOS em poesia e fotografia


Este sábado, dia 16, termina a digressão "SENTIDOS": 16h30, na biblioteca municipal de Mortágua.

É uma colectânea de 44 poemas, 56 fotografias e quatro pinturas da autoria de 26 autores, vindos de vários pontos do país, em que eu também participo :) no capítulo poético.

O prefácio da secção de poesia é assinado pelo poeta e escritor José Fanha, segundo o qual “Escrever é uma festa, uma aventura, um mergulho, um arrepio, uma viagem. Escrever é uma cana de pesca que lançamos … e que nos traz emoções, ilusões, utopias”.

Os poemas “acordam rumores, trazem chuva, falam de ausências e de dores (..) Escavam sentidos na pedra bruta, abrem caminhos diferentes, fazem com que a poesia nasça uma vez mais e se afirme em toda a sua luz”, escreve Fanha.

A fotografia é apresentada por Vítor Almeida, professor de Cinema e Vídeo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Autores dos poemas:
Daniel Camacho (Braga), Débora Regadas (S. João da Madeira), “J” (Lisboa), Linda Neto (Setúbal), Luís Sebastião (Santa Maria da Feira), Maria Vieira (Santa Maria da Feira), Marco Tavares (Vale de Cambra), Rosa Familiar (Santa Maria da Feira), Salomé Pinto (S. João da Madeira), Sérgio Santos (S. João da Madeira), Victor José (Vale de Cambra).

Autores das fotografias e pinturas:

Ângela Almeida (Santa Maria da Feira), Carlos Abreu (Aveiro), Daniel Bastos (S. João da Madeira), Ed Von Ems (Mealhada), Fernando Inácio (Mortágua), Filipe Santos (S. João da Madeira), Filomena Tavares (S. João da Madeira), Joaquim Fial (S. João da Madeira), Prata dos Reis (Celorico da Beira), Maria da Glória (Vale de Cambra), Patrice Almeida (S. João da Madeira), Pedro Bastos (Arouca), Rodrigo Silva (Vila Nova de Gaia), Rui Pires (Ílhavo), Vitor Garcia (Coimbra)

Patrocinadores:
AssimDesign, CaféZubel, Caixa Agrícola, Câmara de SJM, Associação Cultural "Teia dos Sentidos"

Não é a primeira vez que este grupo se aventura numa publicação em edição de autor. Em 2007, lançou "Simbiose", onde a fotografia e a poesia coexistem simbioticamente. Em "Sentidos" esta relação é eliminada, para deixar cada texto e cada imagem respirar livremente.

1 comentário: