sexta-feira, 31 de julho de 2009

Viagem Medieval regressa à Feira














Já arrancou a 13.ª edição da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, que vai decorrer até dia 9 de Agosto (domingo).

No seguimento da história do ano passado, sobre D. Dinis e o feito da rainha Santa Isabel que converteu pão em rosas, 2009 retrata o reinado de seu filho D. Afonso IV, conhecido como o Bravo e o Justiceiro.

Estamos em pleno século XIV, el-rei D. Afonso IV inicia o seu reinado com ódio e sede de vingança, opondo-se a seus irmãos naturais Afonso Sanches e João Afonso, resultando em três anos de conflitos senhoriais em que a rainha D. Isabel, vivendo em clausura no Convento de Coimbra, não deixa de intervir procurando a paz e a reconciliação.

Após o terminus da guerra, El-Rei dedica-se a assuntos de Estado, reafirmando o seu poder e autoridade na promoção de reformas judiciais e legislativas. Como rei centralizador determina, que os representantes do povo tenham assento nas Cortes e manifestem os seus desagravos contra os grandes senhores do Reino. O rei legislador satisfaz os pedidos e anseios dos representantes do povo, criando as figuras de juíz de fora e de corregedor.

Preocupado com a política externa, D. Afonso IV faz acordos de casamento para seus filhos, casando
a formosíssima Maria com Afonso XI, de Castela e o infante D. Pedro com D. Branca, este não se chega a concretizar, já que a princesa tinha quebra natural de entendimento. Depois de tomar conselho, el-rei firma o casamento de seu herdeiro com D. Constança Manuel, filha de um poderoso de Castela, mas Afonso XI, de Castela opondo-se a este casamento, detém D. Constança.

Este incidente, agravado com o facto de sua filha D. Maria sofrer injúrias e maus tratos por parte do marido Afonso XI que tomou por manceba Leonor de Guzman, leva a que el-rei D. Afonso IV declare guerra contra Castela.

E finalmente, é chegado o dia do casamento do Infante D. Pedro com D. Constança, mas é pela aia da sua noiva, Inês de Castro, que D. Pedro se apaixona. Mas esta é outra história. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário